Evento – Retrospectiva Agile Brazil 2012

Este ano tivemos mais uma edição do Agile Brazil, entre os dias 3 e 7 de setembro em São Paulo, e mais uma vez os membros da comunidade participaram do evento.

XPCE teve a ideia de fazer uma grande retrospectiva, onde iremos falar sobre alguns temas abordados no Agile Brazil, bater um papo sobre como foi o evento e quem sabe, se empolgar para ajudar na organização do Agile Brazil 2013 em Brasília.

O grupo XPCE agradece aos interessados nessa retrospectiva e mais uma vez parabeniza a FA7, Grupo Fortes e Casa do Código pelo apoio e realização de mais um evento.

Local: FA7

Data: 10/11/2012 – sábado

Horário: 09:00 – 12:00

Observação: Galera, é muito importante que os organizadores tenham uma estimativa do número de participantes, esse número vai influenciar na organização do coffee break, na busca de patrocinadores e nos sorteios. Lembrando que a inscrição é gratuita para os participantes, mais vale muito para os organizadores, esse evento tem um custo, então peço aos inscritos que por favor compareçam. Obrigado!

Inscrições: http://goo.gl/NQVad

Evento:

09:00 – Sorteio de livros para inscritos no evento que estiverem presentes!
Bate papo sobre: Team Building, Learning e Management 3.0 – Francisco Barroso
Breve resumo do evento e um bate papo sobre: O que é um time? Estilos de lideranças.
Como evoluir o time? Sistemas complexos. Aprendizado emergente. Motivação.

09:40 – Como lidar com código legado de maneira ágil – Elvis Lima
Baseado em um case de sucesso apresentado no Agile Brazil 2012, nesta palestra vamos encontrar um balanço entre refatoração e uma entrega de valor eficiente. É muito comum que equipes ágeis precisem manter projetos legados e ao assumir esse tipo de projeto a primeira reação, geralmente, é: “Vamos jogar tudo fora e começar do zero!” Logo mais percebe-se que não há como fugir da situação. A próxima reação é: “Tá bom, vamos refatorar tudo!”. Finalmente, a equipe se dá conta que entregar valor de negócio ao cliente é a prioridade, independente da dívida técnica.

10:10 – Desafios para a venda da “Cultura Lean” – Eric Muniz
Dentro de um mundo muito competitivo é necessário desenvolver cada vez mais a excelência e focar em mercados específicos.
Nesse cenário abordaremos os conflitos existentes quando se tenta desenvolver produtos com esse foco.

10:40 – Coffee + Sorteio de livros para inscritos no evento que estiverem presentes!

11:00 – Importância da Gestão Visual!!! Quadro Físico ou Eletrônico? – Valdemberg Soares
A gestão visual está presente nos principais métodos ágeis. São diversos os radiadores dessa informação: Quadro de tarefas; Burn-down chart; Definition of Done;
Quais são as vantagens entre usar quadros físicos ou eletrônicos?

11:30 – Melhorando a qualidade do código com Métricas e Auditorias. – José Araujo
Quem nunca se deparou com aquele código que só em olhar dá vontade de ir embora? Classes com vários construtores, métodos “megazords”(com centenas de milhares de parâmetros), sem falar nos “if’s” aninhados sem fim. Todas essas práticas ruins que encontramos nos projetos legados nos causam bastantes transtornos. Veremos nessa palestra como utilizar as métricas e auditorias para detectar e impedir esse caos.

Realização:

Apoio:

4 Responses to “Evento – Retrospectiva Agile Brazil 2012”

  1. Ari Do Amaral Torres Filho says:

    Estarei lá.

  2. wilton procopio says:

    pena que moro tao distante de vcs amigos da agilidade mas se houver caravana para o Agile Brazil 2013 em Brasília estou com vontade de participar

  3. Gotardo Vasconcelos says:

    Vamos nessa!!!!!

  4. Victor says:

    Estarei lá!
    Up!

Leave a Reply