Agradecimentos e resumo do Maré de Agilidade Fortaleza

O Maré de Agilidade Fortaleza foi a sétima edição deste super evento criado pelo pessoal da SEA, foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2010 no Hotel Sonata de Iracema e na Fortes Treinamentos, localizados em uma das mais belas capitais do Nordeste, Fortaleza/CE.

No primeiro dia tivemos dois cursos na Fortes Treinamentos: Requisitos Ágeis para Engenharia de Negócios com Rodrigo Yoshima, um curso com muitas praticas e discussões.

E Maurício Linhares apresentou Objective-C para iOS – Programando para iPhones e iPads, também no primeiro dia repassando muita novidade para a galera de Fortaleza.

O segundo dia começou bem movimentado, Rodrigo Yoshima e seu convidado Alisson Vale ministraram um super curso: Kanban Systems for Software Development, e como era esperado o curso foi recheado com praticas e muito trabalho para as equipes.

Na sala ao lado Bruno Pedroso e Renato Willi colocaram a turma para trabalhar, aplicaram o curso: Extreme Programming, XP na prática, dividiram a sala em duas equipes que simularam praticas do XP.

Sexta-feira a noite nada melhor que uma hora extra com muito papo e os últimos ajustes para o sábado de palestras do maré. O sábado começou cedo no hotel Sonata de Iracema, Tisciany da Fortes Treinamentos, abriu o evento agradecendo a participação de todos e passando a bola para Carlos Átila, representante do nosso patrocinador TriadWorks, falando um pouco como seus clientes começaram a acreditar nas metodologias ágeis. Paulo Silveira palestrante da Caelum, também nosso patrocinador, foi o primeiro a se apresentar, concluindo com objetividade e rapidez sua palestra: O impacto dos testes no design da sua aplicação. Depois de alguns sorteios de camisas do Maré e da Caelum, passamos para a segunda palestra com Rodrigo Yoshima com sua palestra: Kanban e Scrum, tirando o melhor dos dois. Logo depois coffee break para recompor as energias e aumentar o networking naquelas boas conversas em pequenos grupos ao longo dos corredores. De volta ao auditório Maurício Linhares apresentou muita coisa bacana que estão escondidas nas paginas mais rápidas da web com a palestra: Seu site voando, alta performance em apps web sem dor nem sofrimento e na ultima palestra da manhã Fabiano Milani, que veio substituir seu amigo Alexandre Magno, representantes da AdaptWorks, falou muito sobre Liderança e Coaching. Paramos para um almoço rápido mas de frente para o mar da nossa bela cidade Fortaleza.

De volta ao hotel Sonata Alisson Vale iniciou sua palestra: Kanban expandido: usando visibilidade para transformar processos, explicando kanban com muita segurança. Tivemos mais uma ótima palestra do Paulo Silveira: Além de testes e integração: o one-click deploy, nesse momento fiquei só lembrando como o deploy da aplicação que eu desenvolvo pode melhorar. Mais um coffee break para continuar o bate papo e se preparar para o ultimo período do evento. Voltamos com a palestra de dois feras, Bruno Pedroso e Renato Willi, criadores do evento Maré de Agilidade, representantes da SEA Tecnologia, repassando as experiencias e aprendizados com a palestra: Agilidade: dos projetos à empresa, uma história de intracontágio. Na ultima palestra do evento Serge Rehem demonstrou os prazeres e desafios de trabalhar com um framework Open Source com a palestra: Agile & Open Source – A Experiência do Framework Demoiselle. Finalizamos o evento com uma mega ultra mesa redonda turbinada, chamada de Fishbowl, comandada por Bruno Pedroso.

Foi uma discussão muita bacana que começou com kanban passou por certificações, entidades de ensinos, mercado de trabalho e muitos outros assuntos, todos bem polêmicos. Mas sempre com muita paciência e respeito como mostra a foto a seguir(foi brinCADEIRINHA…)

E assim finalizamos o Maré de Agilidade Fortaleza, foram três dias de muito aprendizado, diversão e trabalho, trabalho que começou muito antes desse mês de novembro, convidando palestrantes, fechando com os patrocinadores, organizando passagens, preparando material e convidando todos vocês, participantes desse ótimo evento. Essas foram algumas das tarefas das muitas que a organização do Maré teve que realizar com o objetivo de trazer o evento para esse belo publico do Brasil, que participou em peso do nosso Maré. Muito obrigado a todos, um abraço e até o próximo evento.

Agradecimentos especiais:

Realização

Organização

Patrocinadores

Apoio

3 Responses to “Agradecimentos e resumo do Maré de Agilidade Fortaleza”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Ponte, Rafael Ponte, Maurício Linhares, Fabio Massa, matheusmoura and others. matheusmoura said: RT @fbarroso: Breve resumo do #maredeagilidade na @XPCE http://bit.ly/bIGN4X [...]

  2. Sensacional o evento.. parabéns para a organização que fez o evento fluir.. WiP?? =)
    Abraços

  3. Witaro says:

    Valeu e parabéns pessoal! Fiz um “resumo estendido” aqui:
    http://witaro.wordpress.com/2010/11/18/mare-de-agilidade-fortaleza-2010/

Leave a Reply